Em 15 de agosto de 1958, em São Caetano do Sul, a ZF iniciou as obras para a construção da primeira planta da companhia fora da Alemanha, na mesma época em que a indústria automotiva começava a crescer significativamente no Brasil.
O primeiro produto fabricado pela planta no país foi a transmissão fornecida para o veículo DKW Vemag, já em 1959. Em menos de uma década, a ZF do Brasil também começou a atuar fortemente no segmento de veículos comerciais produzindo transmissões e direções. Poucos anos depois foi iniciada a produção dos reversores marítimos para embarcações de trabalho e lazer, que representou um sinal da diversificação de atuação da empresa.
Com a produção aumentando continuamente, a capacidade da unidade localizada no ABC chegava perto do limite, e a solução encontrada foi abrir uma nova planta no país em 1981. Assim, a ZF do Brasil inaugurou o complexo industrial de aproximadamente 700 mil m² em Sorocaba, interior de São Paulo, que em pouco tempo já produzia uma nova linha de produtos, composta por eixos e transmissões para máquinas agrícolas. Em 1997, toda a produção de São Caetano do Sul foi transferida para a planta sorocabana. Com o crescimento do mercado e o aumento do portfólio de produtos, a ZF ampliou a quantidade de plantas produtivas no continente, passando a contar com as unidades de Araraquara, Engenheiro Coelho, Limeira, Iracemápolis, São Bernardo do Campo, São Francisco na Argentina e o centro de distribuição unificado Aftermarket em Itu. Além disso, a ZF possui um escritório comercial em e Bogotá (CO).
O Código de Conduta do Grupo ZF que define os princípios comuns para o comportamento íntegro é globalmente vinculativo para todos os colaboradores da empresa. Ele define nossos princípios comuns para agir de acordo com a lei. O compromisso com esses princípios une todos os nossos colaboradores, independentemente de fronteiras e culturas.
Estes princípios dos parceiros de negócios definem os requisitos e as diretrizes básicas que orientam a cooperação com os parceiros comerciais da ZF.
Parceiros de negócios da ZF são pessoas físicas ou jurídicas das quais a ZF adquire mercadorias ou serviços ou, vice-versa, para as quais a ZF fornece mercadorias ou serviços, sem que sejam funcionários ou empresas afiliadas à ZF, podendo ser, por exemplo, fornecedores, clientes, representantes comerciais, agentes, intermediários, consultores ou outros prestadores de serviços e fornecedores de mercadorias.