Loop_00276

Criando logística inteligente

Lorem ipsum

Loop_1

Processos de produção e logística interna

Manutenção preditiva
Rastreamento de ativos
Platooning

Manutenção preditiva

Veículos parados aumentam os custos operacionais dos frotistas – a função preditiva da ZF adapta os intervalos de manutenção ao uso real, evitando despesas desnecessárias.
O programa de manutenção preditiva seleciona automaticamente o caminhão adequado para fazer o transporte. Nesse processo, o histórico de manutenção e as condições do veículo são decisivos. Se o trajeto do novo frete for, por exemplo, de cinco mil quilômetros, o sistema escala um caminhão que não requer troca de óleo ou manutenção nessa distância.

A função preditiva da ZF não checa o status dos veículos com base na quilometragem e intervalos de manutenção – o sistema monitora constantemente o óleo da transmissão e o disco da embreagem, podendo fazer uma previsão de quando o óleo precisa ser trocado e da vida útil remanescente do disco da embreagem. É desses dados que depende a escolha do caminhão para levar a carga.

Se o disco da embreagem tiver uma vida útil residual de três mil quilômetros, um trajeto de cinco mil quilômetros envolve um grande risco de pane. Nesse caso, o sistema de manutenção preditiva da ZF agenda um horário para serviço e passa o frete a um outro veículo.
O cálculo dos intervalos de manutenção é feito em tempo real na nuvem da ZF considerando os dados concretos de uso. As frotas são beneficiadas pelos intervalos de serviço mais longos e períodos de inoperação mais curtos – e redução do custo total de propriedade.

Manutenção preditiva

Rastreamento de ativos

1. A solução do OPENMATICS possibilita rastrear constantemente os ativos durante a entrega. As tags Bluetooth Smart acompanham a carga a todo momento e transmitem continuamente os dados referentes à localização, condição das mercadorias e preservação da cadeia de frio.

2. Com a tecnologia de rastreamento de ativos do OPENMATICS, as transportadoras podem ficar sempre de olho no processo de frete pelo portal na internet e pelo aplicativo. Dessa forma, se necessário, elas podem reagir imediatamente e apresentar a documentação completa necessária para a gestão da qualidade.

3. A solução de telemetria do OPENMATICS possibilita às transportadoras integrarem seus caminhões em rede, viabilizando uma operação segura e inteligente e mantendo os veículos em perfeitas condições.

Rastreamento de ativos

Platooning

1. Também conhecida como formação de comboio, a função de platooning melhora o fluxo do trânsito e diminui o número de acidentes, sem contar que reduz o consumo de combustível e as emissões.

2. Ao dirigir em uma composição, os veículos se interconectam: o caminhão de trás fecha a lacuna com o da frente e mantém a distância constante.

3. Além de abrandar a resistência do ar do caminhão de trás, o menor espaço limita as turbulências na traseira do cargueiro da frente, beneficiando os dois veículos, que podem diminuir seu consumo de combustível.

4. O comboio reage como se fosse um único veículo, sendo que o primeiro da fila determina a velocidade. A rede de comunicação transmite com confiabilidade os sinais da aceleração e frenagem ao caminhão seguinte.

5. De forma coordenada, os sistemas de controle do caminhão de trás reagem mais rapidamente do que um ser humano e realizam as manobras do veículo que lidera o grupo. Dessa maneira, o recurso de platooning aumenta expressivamente a segurança nas estradas.

Platooning
Loop_3

Terminal de carga e descarga autônomo

Loop_4

Rota final de entrega

Criando logística inteligente
Processos de produção e logística interna
Transporte de longa distância
Terminal de carga e descarga autônomo
Rota final de entrega

Assuntos relacionados