Em segurança até ao seu destinoCondução dinâmica na estrada

Com a aquisição da TRW Automotive, a ZF tem agora a mais abrangente oferta de tecnologias de segurança ativa e passiva no mercado dos fornecedores. A inovação contínua ajuda a prevenir acidentes e protege os ocupantes do veículo e os outros utilizadores da estrada - agora e no futuro.

A ZF tem competências específicas na área de desenvolvimento de sistemas de segurança inteligentes, porque um carro mais inteligente é também um carro mais seguro. Esta vasta experiência torna a ZF um integrador de sistemas líder – uma qualidade que é decisiva para futuros desenvolvimentos nas áreas de controlo avançado de veículos, comunicação do veículo com outros veículos e com a infraestrutura, assim como no apoio à proteção dos passageiros e dos peões. Graças a uma arquitetura do sistema eletrónico e algoritmos altamente desenvolvidos, a ZF consegue disponibilizar soluções integradas, que são muito mais do que a mera soma das suas partes.

  • Controlo Cinemático Ativo (AKC) aumenta a segurança e o prazer de conduzir, ao mesmo tempo que melhora a manobrabilidade.
  • Sistemas de fusão de dados combinam câmaras e radares para sistemas de alta segurança e funções automatizadas ou semiautomatizadas.

Impulsos de direção da traseira Controlo Cinemático Ativo (AKC) para veículos de passageiros

Veículo com Controlo Cinemático Ativo (AKC) da ZF

A assistência ativa do ângulo de viragem dianteiro pelas rodas traseiras torna um veículo de passageiros mais ágil, estável e confortável em mudanças de direção. Os movimentos da direção na traseira acionam atuadores da via ativos controlados eletronicamente – um atuador central a meio do eixo traseiro ou dois atuadores mais pequenos na suspensão de cada roda traseira, dependendo das necessidades de cada veículo.

Isto abre caminho para novas opções de tecnologia de chassis em praticamente todos os segmentos de veículos de passageiros e para modelos muito diferentes – entre os atuais modelos que integram esta tecnologia contam-se vários carros desportivos da Porsche, por exemplo. A velocidades abaixo de 60 km/h aproximadamente, o sistema AKC vira as rodas traseiras na direção oposta à da viragem das rodas dianteiras, o que melhora a agilidade e a manobrabilidade. A partir de cerca de 60 km/h, o sistema vira as rodas traseiras na mesma direção das rodas dianteiras, o que melhora a estabilidade direcional e a dinâmica de condução.

Visibilidade em toda a volta Graças à fusão de dados

Veículo de teste da ZF TRW com travagem de emergência automática (AEB)

A evolução em curso de uma condução semiautomatizada para completamente automatizada torna necessária a instalação no veículo de mais sensores do ambiente para ajudar a garantir uma condução segura em praticamente todas as situações de trânsito e velocidades. Estes sensores são indispensáveis para uma visibilidade em toda a volta (360°).

Atualmente, a área em redor dos veículos é monitorizada por inúmeros sensores, os quais são também utilizados para controlar os sistemas de assistência ao condutor como, por exemplo, a travagem de emergência automática (AEB),capaz de travar automaticamente o veículo, se o condutor não reagir num situação crítica. Para este efeito, o sistema combina as informações do radar de visão dianteira e os sensores da câmara. As duas tecnologias de sensores complementam-se de forma ideal: os sensores de radar medem as distâncias e as velocidades relativas com alta precisão, enquanto os sensores de câmara são úteis para o alcance de deteção lateral e o reconhecimento preciso de objetos.

O sistema de fusão de dados pode ser combinado com sensores de câmara e de radar adicionais, assim como com a ECU de domínio de segurança (Safety Domain) avançada da ZF TRW para executar funções semiautomatizadas, que podem servir de base para sistemas de veículos altamente automatizados no futuro.

CONCEITO DE AIRBAG TRASEIRO INSTALADO NO BANCO DIANTEIRO

A ZF TRW tem recorrido a uma grande variedade de tecnologias de segurança para conceber sistemas específicos para os assentos do banco traseiro. Entre as características especialmente relevantes para os assentos traseiros incluem-se uma maior variedade de idades dos ocupantes e dos tamanhos e posições dos bancos dianteiros. À semelhança do que se passa com os sistemas de segurança dianteiros, a ZF TRW desenvolveu tecnologias que combinam airbags e cintos de segurança para ajudar a proteger os ocupantes do banco traseiro em caso de acidente.

Este airbag traseiro de design avançado (também designado SCARAB) é instalado nas costas dos bancos dianteiros para ajudar a proteger os ocupantes do banco traseiro. Os bancos dianteiros ajustáveis no sentido longitudinal podem criar distâncias variáveis entre as costas do banco dianteiro e os ocupantes do banco traseiro. No entanto, o formato exclusivo do conceito de airbag traseiro avançado da ZF TRW ajusta-se às distâncias variáveis entre o ocupante do banco traseiro e o banco dianteiro. Este conceito garante a cobertura quando o banco dianteiro está muito à frente e ajuda a evitar uma carga elevada no ocupante quando o banco dianteiro está mais perto do banco traseiro.

Sistemas ativos de cinto de segurança

Os retratores de controlo ativo (Active Control Retractor) e os controladores ativos de fecho (Active Buckle Lifter) fazem parte dos avançados sistemas de cintos de segurança da ZF TRW que interagem com os sistemas de segurança ativa do veículo. Estas modernas tecnologias de cintos de segurança ajudam os ocupantes a localizar e encaixar o fecho, além de reduzirem a folga do cinto em situações dinâmicas de condução e ajudarem a minimizar o deslocamento dos ocupantes no banco.