TRAXONLEVE. POTENTE. INTELIGENTE.

TraXon – o sistema de transmissão totalmente automatizada para caminhões modernos

A TraXon é o novo referencial em vários aspectos. Com sua tecnologia revolucionária você está perfeitamente preparado para qualquer exigência do futuro.

LEVE. Com a TraXon seu veículo leva mais carga do que com qualquer outra transmissão da mesma categoria de desempenho.

POTENTE. A relação de transmissão particularmente alta, junto com um torque especialmente potente, mantém o caminhão em movimento em qualquer situação.

INTELIGENTE. A TraXon é preditiva e auxiliada por PGS. Funções de software versáteis favorecem a economia de combustível na condução e criam valor adicional para o cliente.

Foco: VALOR PARA O CLIENTE

Com a entrada em vigor da norma Euro 6, o driveline de baixo consumo de combustível se tornou mais importante do que nunca. A nova TraXon foi especialmente projetada para superar esse desafio, auxiliando tanto o motorista como o frotista. O destaque não fica apenas por conta de sua estrutura compacta e funcionamento suave. O alto grau de eficiência da parte mecânica da transmissão transfere o torque do motor diretamente ao eixo de tração, praticamente sem perda de potência.

A incomparável relação de transmissão faz com que a TraXon trabalhe com potência e eficiência! A nova conexão do GPS permite rastrear constantemente o veículo em qualquer ponto do trajeto. Tudo isso viabiliza implementar funções de software eficazes, proporcionando mais economia de combustível.

O acionamento da embreagem ConAct montado no eixo piloto troca as marchas com grande rapidez, precisão e suavidade. E com sua moderna carcaça e melhorias específicas em seu interior, a TraXon é 6 dB mais silenciosa que seu modelo anterior – cerca de um terço. A TraXon é a opção mais eficaz para reduzir os custos operacionais e as emissões de poluentes. Graças à sua robustez (a TraXon foi desenvolvida para uma grande quantidade de trocas de marcha e operações da embreagem), além de diminuir os custos operacionais, o sistema de transmissão mantém os custos de serviço especialmente baixos durante toda sua vida útil.

O NOVO PADRÃO

Síntese das vantagens da TraXon

  • Torque de entrada de até 3.400 Nm
  • 12 ou 16 marchas à frente
  • Até 4 marchas à ré
  • Estratégia de condução PreVision GPS
  • REFERENCIAL: Relação potência-peso máxima de 12,83 Nm/kg (versão com 12 marchas)
  • REFERENCIAL: Relação de transmissão máxima: DD 16,69-1,00 / OD 12,92-0,77
  • REFERENCIAL: Eficiência máxima de 99,7%
  • Especialmente silenciosa
  • -35% (-6 dB comparada com a AS Tronic)
  • Alta robustez
  • Vida útil de até 1,6 milhão de quilômetros rodados

Um talento global

  • É claro que a TraXon também possui a embreagem ZF adequada na versão monodisco ou bidisco.
  • A série completa de tomadas de força dependentes da embreagem e do movimento do veículo pode ser fornecida.
  • E obviamente o Intarder também está disponível.
  • Além disso, a transmissão pode ser complementada com diversos módulos funcionais.

Funções da transmissão

Técnicos e especialistas já estão totalmente entusiasmados com o alto desempenho técnico da TraXon. Sem contar que a transmissão se destaca com suas diversas funções especiais.



PreVision GPS
A integração da transmissão com o sistema GPS viabiliza uma estratégia de condução preditiva que adapta perfeitamente a sequência de trocas de marcha à topografia, possibilitando novas funções para a transmissão. Vantagem: menos consumo de combustível e mais conforto.

Função de coasting
Em declives suaves, o driveline é desacoplado para aproveitar o impulso do veículo. Para isso, a transmissão engata o neutro, deixando o veículo simplesmente deslizar. Vantagem: economia de combustível.

Manobra
O modo de manobra está disponível para a condução extremamente lenta. Nessa função, o veículo reage com grande sensibilidade aos movimentos do pedal do acelerador. Vantagem: mais conforto e segurança durante a condução.

Função start-stop
Essa função da transmissão possibilita o desligamento do motor em paradas prolongadas (por exemplo: longas fases de semáforo fechado). A transmissão permanece preparada para uma partida rápida. Vantagem: eficiência no consumo de combustível e menos emissões.

Partida em rampa
Ao partir com o veículo em uma subida, o sistema mantém temporariamente a pressão de frenagem quando o motorista muda o pé do pedal do freio para o acelerador. Vantagem: mais conforto na condução. Facilidade em situação de partida exigente.

Offroad
As trocas de marcha são basicamente evitadas para assegurar maior impulso em terreno desafiador. Se uma outra marcha for necessária, a transmissão faz a mudança rapidamente.
Vantagem: potência de tração sempre elevada para manobrabilidade perfeita fora de estrada.

Função rock-free
A função rock-free ajuda um veículo encalhado a se livrar e partir. Com essa função ativada, a transmissão não muda de marcha. O motorista só precisa pisar levemente no pedal do acelerador para livrar o veículo. Vantagem: manuseio simples.

PreVision GPS

Guiado pelo sistema de posicionamento por satélite, o caminhão dá conta de qualquer terreno com agilidade e segurança até seu destino final.

+ Assistência pelo GPS
+ Modo automático otimizado
+ Alta eficiência
+ Economia de combustível
+ Conforto máximo
+ Tranquilidade na condução

Principais fatores: o caminhão e seu trajeto.

As informações de cada metro e cada segundo são disponibilizadas por satélite, possibilitando rastrear toda mudança na topografia. Com base na localização e nos dados atuais do veículo, a eletrônica de controle determina continuamente o modo de operação ideal para o caminhão. A unidade transfere os sinais para o momento perfeito da troca de marcha e a velocidade mais favorável diretamente aos respectivos atuadores, que executam as instruções com rapidez e precisão.

As trocas de marcha são tão suaves e imperceptíveis que o motorista nunca precisa intervir. Isso praticamente exclui a probabilidade de um indivíduo cometer erro, tornando a condução ineficiente coisa do passado.

Esse é mais um passo para mais segurança e conforto e muito mais eficiência de combustível. Um passo rumo ao futuro.

Mais informações sobre a TraXon