Capacidade de previsão e reaçãoO ZF Innovation Truck 2016

Em situações de emergência, ele desvia automaticamente de obstáculos (Evasive Maneuver Assist), permanece autonomamente na faixa de rodagem e mantém uma distância segura do veículo à frente (Highway Driving Assist). Além disso, assume o controle na hora de manobrar na doca de carga e descarga (SafeRange).

Como nenhum outro veículo comercial, o ZF Innovation Truck 2016 está completamente equipado com inovadores sistemas avançados de assistência ao motorista.

Reduz os riscos de acidentes em congestionamentos

Evasive Maneuver Assist

A função de manobras evasivas (Evasive Maneuver Assist – EMA) teve estreia mundial no ZF Innovation Truck 2016. Agindo em vários estágios, o sistema de assistência detecta um obstáculo, alerta o motorista, inicia automaticamente uma frenagem de emergência e desvia o caminhão se há um risco de colisão.

Em parceria com a WABCO, a ZF integrou um sistema de assistência à frenagem de emergência (Advanced Emergency Braking System – AEBS) – que atualmente já é obrigatório – com sensores e a direção eletro-hidráulica ReAX. Programas de frenagem e chassis estabilizam o veículo durante a manobra de desvio – o que é essencial, sobretudo no caso de caminhões de 40 toneladas carregados.

Programas como o EMA aumentam consideravelmente a segurança: evitando colisões com eficácia que ainda ocorrem com muita frequência – principalmente quando motoristas cansados ou desatentos não percebem a tempo que o trânsito para de forma brusca.

Mantém a faixa e a distância

Highway Driving Assist

Uma outra função do ZF Innovation Truck evita que o veículo saia involuntariamente da pista – seja por falta de atenção, distração ou "pescada" ao volante: o sistema semiautomatizado de direção assistida em rodovias (Highway Driving Assist – HDA) alerta o motorista quando o caminhão está saindo da faixa de rodagem. Se o condutor não reage, o programa mantém o bitrem ativamente dentro das marcações da estrada. Um controle adaptativo de velocidade (Adaptive Cruise Control – ACC) com funcionalidade “follow to stop” também está integrado no veículo e mantém automaticamente uma distância segura do veículo à frente em qualquer velocidade.

Para poder aplicar a função – que a ZF já havia apresentado em automóveis em 2015 – em caminhões, foi necessário integrar câmeras e radares no sistema de direção ReAx e na transmissão híbrida ZF TraXon Hybrid por meio de uma unidade eletrônica.

Acesso automático à doca

Programa de manobra SafeRange

Uma terceira função ajuda a aumentar a segurança e a eficiência dos processos logísticos nos terminais de carga e descarga e hubs de transbordos: com o programa SafeRange, o ZF Innovation Truck se aproxima automaticamente e com mais facilidade da doca, poupando tempo e evitando colisões.

Para isso, duas câmeras e um computador são instalados na doca. Duas marcações (“targets”) na traseira do caminhão ajudam as câmeras a detectar a posição do veículo. Pelo sistema de telemática Openmatics, o caminhão tem acesso às informações das câmeras e ao computador, que já calculou o trajeto ideal para chegar até a doca. A unidade eletrônica do programa SafeRange instalada no caminhão converte esses dados em ações, coordenando e controlando todos os sistemas necessários para a condução automatizada, incluindo a direção eletro-hidráulica ReAX e a transmissão híbrida ZF TraXon Hybrid, que com o modo totalmente elétrico permite fazer manobras sem emissão de poluentes e sem ruídos.

A função SafeRange também torna os terminais de carga e descarga mais seguros: se durante a manobra uma pessoa entra no espaço entre o caminhão e a doca, as câmeras reconhecem a situação e interrompem imediatamente a manobra.

Informações adicionais