Chegando ao destino com segurançaRodando nas estradas com dinâmica

Com a aquisição da TRW Automotive, a ZF passou a fornecer o mais abrangente portfólio de tecnologias de segurança ativa e passiva do setor. As contínuas inovações ajudam a prevenir acidentes e proteger os ocupantes do veículo e os demais participantes do trânsito – hoje e no futuro.

A ZF tem know-how específico no desenvolvimento de sistemas de segurança inteligentes – pois carros mais inteligentes são mais seguros. Essa vasta experiência também torna a ZF líder na integração de sistemas – uma característica decisiva para evoluções futuras nas áreas de controle ampliado do veículo, comunicação dos veículos entre si e com a infraestrutura, além de proteção dos passageiros e pedestres. Graças a uma arquitetura eletrônica e algoritmos altamente desenvolvidos, a ZF oferece soluções integradas que são muito mais do que a soma de suas partes.

  • O Controle Cinemático Ativo (AKC) oferece mais segurança e satisfação ao dirigir, além de maior conforto nas manobras.
  • Os sistemas de fusão de dados combinam câmeras e radares para sistemas de segurança de alto nível e para funções parcialmente e totalmente automatizadas.

Auxílio à direção que vem do eixo traseiro Controle Cinemático Ativo (AKC) para veículos de passeio

Veículo equipado com o Controle Cinemático Ativo (AKC) da ZF

Se as rodas traseiras auxiliarem ativamente o esterçamento das rodas dianteiras, um carro ganha agilidade, estabilidade e conforto ao mudar a direção. O esterçamento das rodas traseiras aciona os atuadores eletrônicos ativos de direção, seja um atuador central instalado no meio do eixo traseiro ou dois atuadores menores montados na suspensão de cada roda traseira, dependendo dos requisitos específicos do automóvel.

Isso proporciona novas opções de configuração do chassis para praticamente todos os segmentos e modelos de veículos de passeio – atualmente, vários modelos esportivos da Porsche são equipados com essa tecnologia. Com velocidade inferior a cerca de 60 km/h, o sistema AKC aponta as rodas traseiras na posição oposta das rodas dianteiras, o que aumenta a agilidade e a manobrabilidade. Em velocidades acima de 60 km/h, o sistema esterça as rodas traseiras no mesmo sentido das dianteiras, aumentando a estabilidade direcional e a dinâmica de condução.

De olho em tudo Graças à fusão de dados

Veículo de teste da ZF TRW com sistema automático de frenagem de emergência

A contínua evolução da condução parcialmente automatizada para totalmente automatizada requer um maior número de sensores no veículo para garantir segurança em praticamente todas as velocidades e situações de condução. Esses sensores são indispensáveis para uma visão panorâmica de 360°.

Os veículos modernos estão equipados com inúmeros sensores que monitoram as condições do ambiente e controlam os sistemas de direção assistida, como a frenagem automática de emergência (AEB), que freia o veículo automaticamente se o motorista não reagir em situações críticas. Para isso, o sistema combina as informações dos sensores preditivos de radares e câmeras. As duas tecnologias se completam de forma ideal: os sensores de radares medem exatamente a distância e a velocidade relativa, ao passo que os sensores de câmeras são úteis para o campo de detecção lateral e identificação precisa de objetos.

O sistema de fusão de dados pode ser combinado com sensores adicionais de câmeras e radares e com a avançada ECU de domínio de segurança da ZF TRW para viabilizar funções de condução parcialmente automatizadas, que podem formar a base para os sistemas veiculares altamente automatizados do futuro.

CONCEITO DE AIRBAG TRASEIRO MONTADO NO ASSENTO DIANTEIRO

A ZF TRW tem utilizado um amplo portfólio de tecnologias para projetar sistemas apropriados aos assentos traseiros. A grande diversidade das idades dos ocupantes, bem como o tamanho e a posição dos asssentos dianteiros, são características específicas dos bancos de trás. Como nos sistemas de segurança dianteiros, a ZF TRW desenvolveu tecnologias que combinam airbags e cintos de segurança para proteger melhor os passageiros de trás em caso de acidente.

Esse avançado conceito de airbag traseiro (também chamado SCARAB) é instalado no lado de trás dos asssentos dianteiros para proteger os passageiros de trás. Os bancos da frente que podem ser ajustados na longitudinal podem alterar a distância entre o lado de trás do assento e as pessoas sentadas nos bancos traseiros. Mas o moderno sistema de airbag traseiro da ZF TRW ajusta sua inigualável forma às variadas distâncias entre o passageiro de trás e o assento da frente. Esse conceito oferece segurança total, mesmo que o banco dianteiro esteja posicionado bem na frente, e evita uma carga excessiva do ocupante quando o assento da frente está empurrado mais para trás.

Sistemas ativos de cinto de segurança

Os retratores de controle ativo e os controladores ativos de fecho fazem parte dos avançados sistemas de cintos de segurança da ZF TRW que interagem com os sistemas de segurança ativa do veículo. Essas modernas tecnologias de cintos de segurança auxiliam os ocupantes a localizar e encaixar o fecho, além de reduzir a folga do cinto em situações dinâmicas de condução e minimizar o descolamento dos ocupantes.