ZF cPOWEREconomia contínua

Cargas pesadas, velocidade gradativamente ajustável e maior manobrabilidade: essas são as exigências que as máquinas de construção têm que atender. A tecnologia de transmissão continuamente variável (CVT – do inglês Continuously Variable Transmission) power-split da transmissão cPOWER da ZF combina essas características com consumo otimizado de combustível de até 25%.

Elevadas exigências

Há muito tempo, as transmissões hidrostáticas vêm sendo aplicadas em máquinas de construção, oferecendo vantagens evidentes: ao transportar cargas pesadas, a ausência de uma conexão mecânica entre o motor e o driveline elimina o desgaste, gerado no caso das transmissões com embreagem. Além disso, a velocidade pode ser ajustada continuamente durante a condução por meio do volume de óleo usando uma alavanca do tipo joystick. A mudança da marcha à frente para a ré é extremamente rápida sem que seja necessário parar o veículo. Diferentemente de uma transmissão com conexão mecânica, o acionamento hidráulico é menos eficiente. E é aqui que entra a ZF com a eficácia da tecnologia cPOWER.

Offroad com consumo eficiente de combustível

A transmissão cPOWER da ZF economiza até 25% de combustível.

A transmissão continuamente variável cPOWER da ZF combina conceitos de acionamento hidrostáticos e mecânicos. Sua tecnologia de divisão de potência power-split continuamente variável possibilita partidas hidráulicas suaves, até com carga elevada, ao mesmo tempo economizando 25% no consumo de combustível usando o máximo possível a transmissão mecânica. A parte mecânica da transmissão é amplamente utilizada desde o momento em que o motor é ligado, o que se reflete consideravelmente no consumo de combustível, inclusive em trajetos curtos, como ao colocar a carga em um veículo. A cPOWER opera com baixo giro do motor, aumentando ainda mais a eficácia e a dirigibilidade.

Mas a cPOWER não está limitada de forma alguma à aplicação em máquinas de construção – a tecnologia continuamente variável de baixo consumo de combustível pode aumentar a produtividade no manuseio de material e em aplicações florestais.

Informações adicionais