Veículo Urbano Avançado,o carro inteligente para a mobilidade urbana

Ágil, inteligente, urbano: o carro-conceito da ZF mostra como poderá ser o futuro da mobilidade urbana.

Com a multiplicação da frota na maioria dos países, veículos seguros, confortáveis, econômicos e que demandem menos recursos naturais se mostram inevitáveis num futuro não tão distante. Antecipando-se a esse cenário, a ZF apresenta o Veículo Urbano Avançado (VUA), que mostra que as soluções de mobilidade podem ser alcançadas hoje se os sistemas e as tecnologias atuais estiverem interligados entre si.

Acionado por energia elétrica e conectado com tecnologia em nuvem, o VUA mostra como a junção das experiências e conhecimentos viabiliza soluções para o segmento de veículos compactos e subcompactos, necessárias para atender as demandas futuras de mobilidade urbana individual.

O motorista pode sair do veículo e realizar a manobra de estacionamento do lado de fora, usando um aplicativo em um dispositivo inteligente. Graças ao grande ângulo de esterçamento das rodas dianteiras, é possível estacionar o veículo em vagas muito apertadas.

O VUA dispõe de dois recursos de assistência ao motorista. O Smart Parking Assist permite que o carro automaticamente encontre a vaga mais adequada para estacionar. O recurso pode ser acionado pelo motorista fora do carro, por controle remoto, smartphone ou relógio inteligente, atendendo, assim, a mais uma demanda das grandes cidades: a falta de espaço. O VUA precisa de apenas 60 cm a mais do que seu comprimento (em torno de 3,70 metros) para estacionar, e o faz com perfeição até mesmo próximo a obstáculos como paredes ou pilares, graças ao eixo frontal combinado com a direção elétrica customizada e o inovador design da caixa de roda, que garante o ângulo de esterçamento de 75° das rodas frontais, algo impensável para veículos acionados de forma convencional.

Outro recurso de assistência ao motorista, o PreVision Cloud Assist, memoriza e reúne informações sobre trajetos na nuvem. Trata-se de uma espécie de “inteligência coletiva” que possibilita, por exemplo, que, ao passar novamente pelo mesmo local, o protótipo reduza a velocidade nas curvas sem necessidade de frenagem mecânica, aumentando a economia e a segurança.

Além de considerar os dados topográficos, o PreVision Cloud Assist inclui em suas análises as experiências de outros motoristas no mesmo caminho, o que torna a condução mais eficiente, reduz as emissões de CO2 e aumenta a segurança. Diversos estudos mostram que sistemas de assistência ao motorista com uso de radar e câmeras reduzem as estatísticas de acidente de forma significativa, e que as características do estilo defensivo, baseado em regras de direção desses sistemas, ajudam o tráfego denso a fluir mais suavemente, o que já é essencial nas grandes metrópoles. Os dados das câmeras também permitem o ajuste do amortecimento e da direção às irregularidades das vias, garantindo melhor contato dos pneus com a estrada e mais segurança e conforto na condução. Todas as informações estão disponíveis em um display no volante.

As tecnologias da ZF serão de grande valia, também, em uma mudança de paradigma: a mobilidade com o menor uso de recursos possíveis, minimizando, dessa forma, o nível de poluição global. Nesse sentido, as contribuições dos avanços da transmissão automática são fundamentais, já que, combinadas com os sistemas de assistência ao motorista, podem gerar grande economia.