A Força de um Trator

A capacidade da ZF de construir sistemas mecânicos inteligentes e poderosas ferramentas de trabalho está presente no Innovation Tractor 2016, uma máquina que pode ver, pensar e agir. É um conceito com uma enorme força – em todos os sentidos.

Grade niveladora, cultivadora, semeadora, transbordo: tratores são utilizados para rebocar uma variedade bastante ampla de implementos agrícolas. Os empresários do agronegócio frequentemente precisam trocar de ferramentas, dependendo do trabalho a ser feito. Esta é uma atividade custosa em tempo e recurso.

E se no futuro os tratores pudessem fazer tudo isso por conta própria? Uma equipe de engenheiros da ZF tem feito um intenso brainstorm sobre o futuro das máquinas agrícolas – com base nas observações cuidadosas do mercado, considerando fabricantes e as necessidades dos agricultores e do setor agrícola como um todo.

Utilizando a funcionalidade SafeRange, o trator pode ser engatado remotamente a um reboque por um usuário, que controla o veículo a partir de um tablet

Este é o motivo pelo qual as várias funcionalidades também podem ser operadas através de uma IHM secundária (Interface Homem-Máquina) – neste caso, um motorista poderá controlar o trator pelo lado de fora através de um tablet. O dispositivo mostra uma visão panorâmica do veículo. Mas como fazer isso? Via drone?

“Nosso software processa continuamente as informações gráficas de um total de seis câmeras instaladas na parte traseira e sobre o teto do trator. O sistema cria uma visão 360°, que fica visível na tela do tablet”, explica Gumpoltsberger. A solução serve como ponto de partida para a funcionalidade SafeRange, que permite que o condutor saia da cabine e opere o veículo a partir de um dispositivo móvel. Além disso, economiza tempo e evita o estresse em pátios de fazenda com muita circulação de veículos e com pouco espaço para manobras.

O resultado desses esforços é um trator e o reboque repleto dos mais modernos recursos tecnológicos e uma variedade de funcionalidades: o ZF Innovation Tractor 2016. O veículo reconhece automaticamente diferentes implementos agrícolas e faz o engate sozinho ao equipamento correto, além de poder ser manobrado com o uso de um tablet. Somado a isso, o reboque possui um eixo de tração totalmente elétrico que melhora significativamente a capacidade do veículo combinado.

Quase todas as funções no Innovation Tractor dependem de uma rede interligada de sensores e câmeras gerenciados por um software inteligente, que interage com sistemas de direção e driveline. “A ZF é capaz de fazer com que os veículos possam ver, pensar e agir – mesmo quando estes veículos são tratores”, enfatiza o Dr. Gerhard Gumpoltsberger, Head de Gerenciamento de Inovações e Testes.

"Os protótipos de inovação da ZF são tendências indicadoras que poderão moldar o futuro da indústria"

Dr. Gerhard Gumpoltsberger
Head de Gerenciamento de Inovações e Testes

O implemento dá uma força: com dois motores de tração elétrica instalados junto ao eixo central do implemento, a combinação inteira ganha tração extra. Isto é especialmente conveniente durante a movimentação de um reboque totalmente carregado em terrenos difíceis.

“Trator, mudar de implemento!”

O sistema é ainda mais conveniente do que aparenta. Com o uso da funcionalidade de Detecção de Engate, o Innovation Tractor é capaz de identificar automaticamente um implemento específico, dar ré em direção a ele e se mover para uma posição ideal de engate – tudo controlado por tablet. Apertar um único botão é o suficiente para ativar o processo de manobra, que é completamente gerenciado por um avançado sistema eletrônico ZF, incluindo todos os movimentos para frente e para trás. Para tanto, as câmeras se orientam por alvos instalados no implemento – que possui indicadores visuais que permitem que o sistema aponte a posição correta do implemento. Com base nestas informações, o sistema de controle calcula a trajetória do veículo com o caminho otimizado para o engate.

A posição e trajetória “reais” são continuamente verificadas em comparação com a transmissão de vídeo atualizada, de forma que possam ser recalculadas e ajustadas na medida de cada necessidade.

Entretanto, devemos nos lembrar de que a segurança está sempre em primeiro lugar. Se alguém passar entre o reboque e o trator em manobra, o sistema irá interromper completamente o processo de engate – mesmo se o operador ainda pressionar o botão. Esta funcionalidade de segurança, conhecida como Detecção de Pedestres, está permanentemente ativa no Innovation Tractor.

Tratores pequenos – com tração de sobra

Em terrenos arenosos, enlameados ou inclinados, até mesmo um trator com tração nas 4 rodas eventualmente não atingirá os seus objetivos – a menos que o reboque possua o sistema de Gestão de Tração, um eixo de tração elétrica desenvolvido pela ZF em uma joint venture com a fabricante de implementos Fliegl. Esta tecnologia tem suas origens em ônibus urbanos, para os quais a ZF tem fornecido eixos de tração totalmente elétrica há muito tempo. A energia elétrica é fornecida pelo módulo gerador TERRA+, instalado na transmissão TERRAMATIC do trator.

O sistema de controle eletrônico detecta automaticamente quando e quanta tração adicional é necessária e, então, fornece o empurrão necessário. “Este conceito é especialmente atrativo para empresários

do agronegócio que em outras situações precisariam comprar um trator mais potente, apenas para fazer um número limitado de viagens com o reboque totalmente carregado. Graças a este eixo de tração elétrica instalado no implemento, este investimento já não é mais necessário”, explica Olrik Weinmann, que lidera o projeto do Innovation Tractor. Isto representa um genuíno valor agregado para seus usuários, assim como uma melhoria de produtividade. “Com o Innovation Tractor, nós queremos mostrar o que é viável com a tecnologia certa”, comenta. A ZF deu a partida, agora a indústria pode aproveitá-la.