Pensando sempre um passo à frente

Soluções de mobilidade para um mundo conectado

Os limites do passado estão desaparecendo. As inovações que poderão definir a mobilidade do futuro não se restringem mais apenas ao veículo. Integração, informações baseadas em nuvem e serviços complementares: a ZF também busca realizar suas ideias de novos modelos de negócios nesses campos.

A aceitação da eletromobilidade na sociedade pode ser aumentada de diversas formas. É por isso que a ZF está complementando suas competências centrais de longos anos em motores elétricos com novas ideias de produtos e cooperações. Junto com parceiros, a ZF projetou o “Car eWallet” que, baseado na tecnologia de cadeia de blocos (blockchain), possibilita aos veículos pagarem automaticamente a energia elétrica na estação de recarga, as taxas de estacionamento e o pedágio. Outro exemplo de um novo modelo de negócios é o desenvolvimento de aplicativos e algoritmos para aumentar a segurança nas ruas e estradas, especialmente para pedestres e ciclistas, os mais frágeis no trânsito – como o algoritmo inteligente “X2Safe”, que alerta seu usuário sobre uma possível colisão com um outro envolvido no tráfego. O chassis veicular inteligente (IRC – do inglês “Intelligent Rolling Chassis”), uma plataforma para veículos urbanos puramente elétricos pronta para lançamento, foi idealizado para todos os que atuam no mercado da mobilidade. O piso totalmente plano entre o eixo dianteiro e traseiro possibilita realizar uma infinidade de carrocerias e novos conceitos de interior. O IRC é perfeitamente adequado como base para carros compactos, sedãs, conversíveis, caminhões de entrega e mesmo contêineres que dirigem sem motorista. Os sistemas mecatrônicos da ZF interconectados de forma inteligente estão inclusos. Uma inovação interessante para prestadoras de serviços de compartilhamento de carro, empresas de táxi e locadoras de veículos é o “Dashboard” do Openmatics, um aplicativo para gerenciar economicamente suas frotas. A ZF criou o Openmatics em 2011 como primeira plataforma de telemática independente de montadora. Hoje, o sistema desempenha um papel fundamental em diversas ideias de futuro da empresa – para carros de passeio, caminhões e aplicações industriais.

“Vision Zero” significa zerar os acidentes e as emissões no trânsito. Para alcançar essa meta desafiadora, é preciso ter sistemas automatizados conectados de forma inteligente.

Cooperação com foco no futuro

Nos últimos anos, a ZF tem ampliado constantemente sua rede de contatos para cooperações. Respaldando esses esforços, o Grupo ZF fundou a Zukunft Ventures GmbH em 2016, criando uma unidade de negócios que assume participação financeira em startups e forma parcerias com empresas de tecnologia – preferivelmente com aquelas que podem agregar valor considerável às tecnologias de futuro da ZF. Um dos primeiros investimentos dessa sociedade foi na Ibeo, especialista em novas tecnologias sediada em Hamburgo, Alemanha, que desenvolverá junto com a ZF uma nova geração de sensores LIDAR, uma avançada tecnologia fundamental para a condução autônoma. Para fazer a escolha do parceiro perfeito, a ZF está colaborando com a “Plug and Play”, uma aceleradora global de startups com sede no Vale do Silício, Estados Unidos.

Mais informações sobre as mudanças na ZF

Informações adicionais