Sempre atual

Sistemas mecânicos inteligentes para todos os veículos

A mobilidade será digital – embora isso não seja bem a verdade. Processadores e chips de computadores processam informações, mas não aceleram o carro. Sozinhos eles também não freiam, esterçam e nem protegem os ocupantes. Tudo isso ainda requer uma conexão mecânica. É aqui que a ZF entra com todo seu potencial. A empresa faz a interconexão de supercomputadores com seus sensores e componentes mecatrônicos para criar sistemas mecânicos inteligentes.

Os produtos da ZF possibilitam aos veículos “ver, pensar e agir”. Todas essas habilidades têm a mesma importância quando se trata da condução assistida de hoje e dos veículos autônomos de amanhã. Para isso, são necessários sistemas de sensores capazes de identificar a faixa de rodagem, a própria posição do veículo, outros participantes do trânsito e a situação no interior do carro, independentemente das condições climáticas e da luz. Esse tipo de análise 720° requer uma unidade de controle inteligente que, munida de inteligência artificial, “entende” o que se passa dentro e fora do veículo. O que também não pode faltar são atuadores potentes no sistema, freios e direção, bem como proteção dos ocupantes, já que são eles que fazem um carro se movimentar – e, em casos extremos, salvam a vida dos passageiros graças a cintos de segurança e airbags. A inigualável posição tecnológica da ZF pode ser expressada com seu princípio “Ver – Pensar – Agir”, uma visão que já se tornou realidade no Innovation Truck e no Innovation Tractor 2016, equipados com sensores, sistemas de controle e atuadores perfeitamente ajustados e sincronizados. O Innovation Truck, por exemplo, pode evitar uma colisão traseira efetuando automaticamente uma frenagem total e uma manobra de desvio. Além disso, em rodovias ele permanece na faixa de rodagem e mantém a distância do veículo à frente, sem que o motorista tenha que intervir. O Innovation Tractor usa adicionalmente o torque de acionamento elétrico do eixo da carreta para se locomover em terreno acidentado. Graças aos sistemas que interconectam o veículo com a infraestrutura, os dois protótipos inovadores da ZF são autônomos na hora das manobras: o caminhão estaciona automaticamente de ré na doca e o trator engata sozinho de ré na carreta.

ZF ProAI: Inteligência artificial para todas as aplicações

Uma crescente quantidade de dados de sensores e uma infinidade de opções de possíveis reações: que tipo de unidade de controle é capaz de processar esse imenso volume de informação? Na condução totalmente automatizada, ou seja, quando o sistema assume o pleno controle sobre o veículo, a inteligência artificial (IA) tem importância fundamental. Com capacidade de aprendizagem profunda, também conhecida como “deep learning”, os sistemas interligam informações da mesma forma que o cérebro humano. Foi assim que a ZF iniciou uma parceria com a Nvidia para desenvolver uma unidade de controle com IA, que será instalada em carros e caminhões, máquinas de construção e agrícolas e aplicações industriais.

Mais informações sobre as mudanças na ZF

Informações adicionais