Transformando

As oportunidades e os desafios do futuro

A digitalização está fazendo rápidas transformações na sociedade e na economia. Raramente as mudanças foram tão radicais e tão dinâmicas como no momento. Isso é uma realidade sobretudo na indústria automobilística. Em 2013, todos os computadores do mundo geraram um volume de dados em torno de 230 milhões de terabytes. Segundo as estimativas, essa gigantesca quantidade continuará aumentando e será quase cinco vezes maior em 2020, chegando a 1 bilhão terabytes.

Os bits e bytes também estão redefinindo o mundo econômico. O impacto da Internet das Coisas (também conhecida como IoT) na fabricação de futuros produtos industriais e bens de consumo de todos os setores será muito maior que hoje. Essa evolução está marcando a vida e o convívio das pessoas. Atualmente, mais da metade da população mundial vive em metrópoles; em 2050, serão dois terços, o que terá amplas consequências para a qualidade de vida. Os atuais níveis de poluição atmosférica nas megalópoles já revelam os limites da mobilidade que se baseia em motores de combustão. Além disso, as emissões de CO2 estão acelerando as mudanças climáticas. Tudo isso requer a ação dos legisladores: acordos climáticos globais que influenciam regulamentações nacionais e municipais restringem as emissões de poluentes. No geral, a sociedade espera obter respostas mais rapidamente a perguntas urgentes como essa – e acaba recebendo. Quando o assunto é mobilidade, essas respostas estão sendo dadas por empresas estabelecidas e players novos de uma indústria automobilística que está aderindo a essas megatendências. Um sinal visível disso é a eletromobilidade, ou melhor, uma forma de mobilidade local sem emissões. Outras tendências vão desde a crescente interconexão e condução automatizada até carros que dirigem sozinhos, o que pode aumentar significativamente a segurança.

Clima mundial: Aquecimento global contínuo

Uma importante responsabilidade social continua sendo a redução de emissões, o que ameniza as mudanças climáticas e melhora a qualidade do ar nas cidades – legislações ao redor do mundo estão definindo diretrizes cada vez mais rigorosas. Com isso, o uso de tecnologias que minimizam os poluentes se torna mais atrativo. Se tomarmos como base a média de temperatura do período entre 1951 e 1980, notaremos um nítido aumento do aquecimento.

Digitalização Humanos e máquinas cada vez mais interconectados

A geladeira que faz o pedido para repor seu próprio conteúdo é apenas uma das várias visões de futuro de um mundo cada vez mais conectado. E ela logo será uma realidade! Há muito tempo estabelecida na indústria e no gerenciamento de mercadorias, a Internet das Coisas (IoT) está prestes a dar um grande salto evolucionário no cotidiano das pessoas.

Mais informações sobre as mudanças na ZF

Informações adicionais