Tecnologia

#tudoautonomo

Satisfação na entrega da encomenda

miúdo tempo de leitura
Tags: ConduçãoAutónoma, Conectividade, Eficiência

Considerando apenas a Alemanha, mais de dez milhões de pacotes são entregues a cada dia – a tendência é de aumento. Com um veículo-conceito interconectado e autônomo, a ZF mostra como facilitar a entrega de encomendas.
Kathrin Wildemann, Agosto 24, 2018
author_image
Kathrin Wildemann pertence ao time permanente de redação da ZF desde 2016. Em matérias online e offline, ela prefere cobrir temas relacionados à mobilidade e outros assuntos sobre sustentabilidade.
O comércio online é uma grande facilidade. Basta um clique para receber a mercadoria desejada diretamente em casa. Pelo menos na teoria. Mas o que acontece na prática? A data de entrega está definida e é fixa. O prazo especificado pelo serviço de frete força você a estar em casa para receber o pedido. No final das contas, você acaba encontrando uma notificação na caixa do correio dizendo para pegar a encomenda no dia seguinte na agência do correio ou na casa do vizinho – isso se o entregador não colocou simplesmente o pacote na frente da porta, podendo ser levado por qualquer pessoa.

Dificuldade na rota final de entrega

Dificuldade na rota final de entrega

Contudo, não é apenas o cliente final que tem estresse quando o assunto é o envio de pacotes. Quem já não se aborreceu com caminhões de entrega estacionados em fileira dupla nas ruas estreitas no meio da cidade bloqueando o trânsito? Uma pesquisa realizada pela empresa de auditoria e consultoria PwC revelou que o transporte de mercadorias responde por 80% dos engarrafamentos nos centros urbanos nos horários de pico. Os autores também constataram que, de três alemães, um está insatisfeito com a entrega de pacotes.
Os entregadores também estão sob imensa pressão de tempo. Não raro, cada um chega a entregar 200 remessas ao dia, ou seja, eles têm, em média, menos de dois minutos por operação. Nesse tempo, eles precisam
  • Ir ao endereço do cliente final
  • Estacionar o veículo
  • Encontrar a casa certa
  • Entregar o pacote
A frustração é muito grande se o consumidor final não está em casa e se for preciso retornar uma segunda vez ao mesmo endereço para tentar entregar definitivamente a encomenda.
Condução autônoma e integração em rede para a rota final de entrega: a ZF Innovation Van se locomove sozinha pelo trânsito urbano, enquanto o agente prepara as entregas dos pacotes.

Integração em rede faz o entregador encontrar o cliente final

Integração em rede faz o entregador encontrar o cliente final

Com um conceito inovador para a entrega moderna de pacotes, a ZF oferece soluções para esses desafios. Uma van autônoma equipada com um sistema inteligente interliga a carga com o entregador e o consumidor final, possibilitando sempre encontrar a sequência mais eficiente para fazer as entregas. Para que isso seja possível, a ZF Innovation Van usa um sistema baseado em nuvem, que armazena os dados relevantes de cada carga, como local e horário desejado para recebimento do pedido. “O pacote praticamente encontra o caminho sozinho”, explica Georg Mihatsch, gerente de projeto responsável pelo desenvolvimento da ZF Innovation Van.
O cliente final também está integrado no sistema. Por meio de um aplicativo, ele pode rastrear sua encomenda, além de poder especificar o horário e o local para a entrega, e inclusive mudar ambos de última hora. Todas essas informações são agrupadas na ZF Cloud. Em tempo real, o sistema calcula um novo trajeto para a entrega mais eficiente, naturalmente considerando as condições atuais do trânsito e fazendo uma previsão confiável de quando a encomenda vai chegar. Um óculos de dados mantém o entregador (que não precisa mais dirigir) sempre atualizado.
Na Innovation Van, os pacotes praticamente encontram sozinhos o caminho até o cliente final.
— Georg Mihatsch, gerente do projeto da ZF Innovation Van

Condução autônoma facilita o trabalho do entregador

Condução autônoma facilita o trabalho do entregador

O entregador usa as informações do sistema para preparar a próxima entrega durante a condução. Afinal de contas, a ZF Innovation Van dirige no modo autônomo. Câmeras, radares e sensores do tipo LIDAR transmitem permanentemente os dados do ambiente do veículo ao computador central ZF ProAI, que trabalha com inteligência artificial. Ele processa e transforma essas informações em instruções para os atuadores instalados no chassis, sistema de direção e driveline. Com isso, mesmo nas situações mais complexas, a van passa sozinha pelo trânsito urbano com muita segurança.

Até
80 15 %
dos engarrafamentos nos centros urbanos
nos horários de pico são provocados pelo transporte de distribuição.

Ruas congestionadas também passam a ser coisa do passado. Não havendo uma vaga para estacionar em frente ao endereço da entrega, a Innovation Van espera o motorista desembarcar e procura um local adequado para parar. O agente pode se concentrar em sua tarefa: entregar a encomenda. Assim, o consumidor final recebe seu pedido pontualmente no horário desejado.
É evidente que, como especialista em tecnologia que trabalha para moldar a mobilidade do futuro, a ZF tem uma preocupação com o impacto ambiental. Equipada com um sistema de tração central elétrico do eixo, a ZF Innovation Van é aliada dos moradores, já que não gera emissões e é silenciosa.
Se não houver uma vaga para estacionar em frente ao endereço do cliente final, a ZF Innovation Van sai sozinha à procura de um local adequado para parar, enquanto o agente faz a entrega do pacote.

Assuntos relacionados