Tecnologia

#mobilidadeinteligente

Em foco: Agricultura 4.0

miúdo tempo de leitura

A ZF está aplicando os benefícios das tendências tecnológicas do futuro, como eletromobilidade e condução autônoma, em inovadores protótipos de veículos agrícolas.
Lars Weitbrecht, Dezembro 07, 2017
author_image
Lars Weitbrecht vem originalmente do mundo da música e dos jogos. Quando não está com um gamepad ou um violão nas mãos, ele gosta de trabalhar com a caneta e desfruta o prazer de manejar um volante.
Imagine que chegou a hora da colheita e o agricultor não vai ao campo. Muito em breve, esse cenário pode ser realidade nas fazendas ao redor do mundo. Em parceria com a Lindner, fabricante austríaca de implementos agrícolas, a ZF desenvolveu um trator-conceito semiautônomo capaz de realizar esse trabalho.

Arando com assistência elétrica

Arando com assistência elétrica

Existem mais métodos para aumentar a eficiência na lavoura, reduzir o consumo de combustível e tornar as operações ambientalmente mais amigáveis. Como o eTRAC , o sistema de acionamento elétrico da ZF que a empresa instalou perto das rodas de um arado. O módulo gerador TERRA+, também projetado pela marca, fornece a energia para a unidade de tração elétrica. Tudo isso resulta em torque extra para facilitar o trabalho em condições desafiadoras, como em terreno descompactado. Sem contar que a potência adicional gerada pelo eTRAC assegura que um trator com motor menor possa puxar um arado maior, o que protege o solo. Afinal, a terra compactada pelo peso cada vez maior dos implementos agrícolas é um problema para os produtores.

Síntese: Colhemos o que plantamos. Em parceria com a Lindner, fabricante austríaca de implementos agrícolas, a ZF desenvolveu um trator-conceito capaz de seguir as bordas de corte e percorrer automaticamente trajetos pré-programados – com o reconhecimento de pessoas e objetos, sempre dando prioridade à segurança no ambiente de trabalho à sua volta. Essas são apenas algumas das funções integradas ao veículo. Além disso, as unidades de acionamento elétrico da ZF para máquinas agrícolas ajudam a reduzir as emissões e o consumo de combustível. Tudo isso agiliza o trabalho no campo, tornando a agricultura mais eficiente e econômica.