Tecnologia

©ZF Friedrichshafen AG
#visionzero

Segurança nas estradas e zero emissões

miúdo tempo de leitura
Tags: ZeroAcidentes

Com seu carro-conceito totalmente elétrico e automatizado, a ZF deu um grande passo rumo a um mundo da mobilidade sem acidentes e sem emissões.
Kathrin Wildemann, Agosto 25, 2017
author_image
Kathrin Wildemann pertence ao time permanente de redação da ZF desde 2016. Em matérias online e offline, ela prefere cobrir temas relacionados à mobilidade e outros assuntos sobre sustentabilidade.
Zero acidentes e zero emissões – a ZF une esses dois aspectos e forma o amplo Vision Zero. Uma meta ambiciosa, já que um mundo da mobilidade sem acidentes e sem emissão de poluentes só pode ser concretizado se todos os veículos forem totalmente elétricos e autônomos. Isso é impossível?

Para demonstrar como sistemas mecânicos inteligentes podem nos levar para bem perto desse ideal, a ZF incorporou os dois aspectos de seu Vision Zero em um veículo-conceito: o Vision Zero Vehicle combina sistemas de segurança inovadores capazes de impedir que o motorista entre na contramão (Wrong-way Inhibit) ou fazer com que um condutor distraído volte a se concentrar no trânsito (Driver Distraction Assist) com um acionamento totalmente elétrico com potência suficiente para colocar facilmente uma minivan em movimento.

As outras funções do Vision Zero Vehicle

Assistentes inteligentes: é assim que o Vision Zero Vehicle

Assistentes inteligentes: é assim que o Vision Zero Vehicle

Além do Wrong-way Inhibit e do Driver Distraction Assist, o carro-conceito tem mais sistemas de assistência inteligentes para auxiliar o motorista.
  • Controlador ativo de fecho (ABL): antes mesmo de partir, o sistema avisa todos os ocupantes a colocarem o cinto de segurança – com muita comodidade, já que os controladores ativos de fecho (ABL) sobem logo após o embarque. Inclusive um novo modelo do ABL está estreando no banco de trás do Vision Zero Vehicle: ele é capaz de detectar quando um assento integrado para criança está sendo utilizado e desloca a fivela do cinto de segurança para cima de forma que a própria criança ou o pai ou a mãe possa encaixar facilmente a lingueta.
  • Segurança preditiva: os ocupantes são informados com antecedência sobre uma potencial situação de perigo. Os cintos de segurança se contraem para colocá-los em uma posição ideal de segurança. Como medida preditiva, isso protege ativamente sobretudo o motorista, evitando que ele faça movimentos involuntários com o volante.
O controlador ativo de fecho eleva a fivela para facilitar o acesso.

Condução automatizada mais segura com o Vision Zero Vehicle

Condução automatizada mais segura com o Vision Zero Vehicle

A competência da ZF não se restringe aos inovadores sistemas de assistência ao motorista. Equipado com funções de direção autônoma, o Vision Zero Vehicle mostra como poderá ser a mobilidade do futuro. O carro informa o motorista antecipadamente de trechos apropriados para dirigir no modo automatizado. Simplesmente pressionando dois botões no volante ZF, o autopiloto assume o comando.
  • Comfort Maneuvering: os ocupantes do veículo praticamente não sentem as trocas rápidas de faixa de rodagem, já que a sensação é de dirigir tranquilamente em linha reta. Isso é importante na condução totalmente automatizada, pois, nesse caso, os ocupantes nem sempre estão de olho na estrada, podendo estar ocupados com outras coisas, e as manobras repentinas causam uma sensação desagradável. Do ponto de vista tecnológico, essa situação requer a interação da direção elétrica do eixo dianteiro (EPS) com a direção do eixo traseiro (AKC), ambas da ZF. Posicionando as rodas dianteiras e traseiras em paralelo, o carro passa por obstáculos sem dar guinadas.
  • Retorno ao motorista: a interface homem-máquina do Vision Zero Vehicle foi projetada para que o modo automatizado volte para a condução assistida com o máximo possível de segurança. Quando o veículo estiver se aproximando de situações complexas, como obras na rodovia, o sistema alerta o motorista em diversos estágios com bastante antecedência. Se o condutor não retomar o volante, a função para o carro em um lugar seguro.