Tecnologia

©ZF Friedrichshafen AG
#visionzero

Tudo totalmente elétrico

miúdo tempo de leitura
Tags: ZeroAcidentes

De bicicletas a ônibus: a ZF oferece soluções de acionamento elétrico para praticamente todos os segmentos de veículos. Quatro exemplos.
Stefan Schrahe, Agosto 14, 2017
author_image
Stefan Schrahe tem escrito há três décadas sobre tudo o que tem quatro rodas. Em seu tempo livre, gosta de andar de bicicleta – dando preferência às motorizadas.
Vision Zero – para a ZF, esse conceito significa muito mais do que um mundo sem acidentes de trânsito. A empresa desenvolveu sua própria meta inspirada no conceito “zero”, que vai bem mais longe e é igualmente ambiciosa: um mundo em que os veículos não produzem emissões. Só poderá ser possível alcançar esse objetivo se todos os meios de transporte tiverem acionamento elétrico. Por isso, a ZF oferece soluções para acionamentos elétricos em quase todos os segmentos – da micromobilidade urbana com bicicletas a soluções de tração para ônibus elétricos. Quatro exemplos:

1. Projeto colaborativo para desenvolver microcarros

1. Projeto colaborativo para desenvolver microcarros

Para ajudar a moldar o crescente mercado de eletromobilidade e microcarros, a ZF está participando de um projeto de parceria com as empresas Magura, BrakeForceOne (BFO) e Unicorn Energy. “Com essa joint venture, buscamos redefinir a eletromobilidade no setor de micromobilidade de duas, três e quatro rodas”, afirma Stefan Sommer, CEO da ZF Friedrichshafen AG.
“Nenhum outro fornecedor oferece a seus clientes tantas soluções para a eletromobilidade como a ZF.”
— Jörg Grotendorst, head da Divisão de Eletromobilidade

2. Meios de transporte de pessoas e cargas

2. Meios de transporte de pessoas e cargas

Veículos e-shuttle autônomos, conectados e altamente flexíveis desempenharão um papel significativo em áreas urbanas e metropolitanas do futuro. Foi para isso que a ZF fechou um contrato de joint venture com a e.GO Mobile AG. Sediada em Aachen, Alemanha, a nova joint venture “e.GO Moove” tem como objetivo desenvolver, produzir e vender veículos transportadores autônomos de pessoas e cargas.

3. O mSTARS é a nova estrela da ZF

3. O mSTARS é a nova estrela da ZF

Outro destaque é o novo sistema modular de eixo traseiro chamado de mSTARS (modular Semi-Trailing Arm Rear Suspension). O componente inovador com suspensão traseira multi-link inclui motor elétrico, transmissão, diferencial e unidade eletrônica. “Com o mSTARS, com uma única variante de carroceria, nossos clientes são capazes de reagir com grande versatilidade aos diversos requisitos do mercado. A solução é adequada para veículos híbridos, com célula de combustível e acionados com bateria, além de possibilitar a combinação com módulos convencionais com tração nas quatro rodas”, declara Dr. Holger Klein, head da Divisão de Tecnologia de Chassis para Veículos de Passeio. A ZF já integrou o eixo em seu Vision Zero Vehicle e demonstra com que rapidez podemos mudar para automóveis elétricos ou híbridos de alto desempenho. Com 150 kW (corresponde a cerca de 204 cv), o motor elétrico tem potência mais do que suficiente para atender a todas as demandas do dia a dia no trânsito – sem emissões.
O mSTARS integra motor elétrico, transmissão, diferencial e unidade eletrônica.

4. Tração elétrica para ônibus urbanos

4. Tração elétrica para ônibus urbanos

A ZF lançou o eixo elétrico tipo pórtico AVE 130 para mover ônibus. Em cada roda foram montados dois motores assíncronos refrigerados a água. Na partida, o torque máximo é de duas vezes 485 Nm. Pela relação de transmissão, o torque de saída nas rodas chega a 2 x 11.000 Nm – nenhum outro sistema de acionamento elétrico para ônibus urbanos tem um desempenho desses. A enorme potência é suficiente para tracionar inclusive ônibus articulados totalmente lotados com apenas um eixo trativo elétrico.
Eixo elétrico tipo pórtico AVE 130 com dois motores assíncronos refrigerados a água.