ZF280619_4676JS_TU1
TecnologiasInovações Veículos inovadores

Veículos inovadores da ZF

A ZF integra regularmente seus produtos inovadores em veículos para demonstrar a criatividade de seus engenheiros na hora de implementar as funcionalidades de mobilidade do amanhã.

Novos conceitos de trânsito e transporte requerem soluções viáveis. Os veículos inovadores da ZF reiteram a meta da empresa de definir a mobilidade do futuro – tanto no segmento de carros de passeio como no setor de veículos comerciais e aplicações industriais.

Innovation Cars 2019

A ZF tem o objetivo de oferecer melhores opções de mobilidade que sejam mais sustentáveis, um plano que a empresa demonstra em 2019 com diversos veículos inovadores.

Um acionamento elétrico de duas marchas para carros de passeio tem estreia mundial no setor da eletromobilidade. Comparado a uma tração de uma marcha, ele leva a um aumento de 5% na autonomia de cada recarga de bateria.

Na área de controle sobre os movimentos de veículos, equipado com novo hardware de amortecimento, uma série de sensores e algoritmos inteligentes, o chassis preditivo “Flying Carpet 2.0” melhora o conforto, a dinâmica e a segurança ao volante.

No campo tecnológico da condução automatizada, o computador central de alto desempenho ZF ProAI RoboThink viabiliza soluções de direção autônoma do nível 4 para cima, que são atrativas para aplicações de ride-hailing, como os robotáxis.

Em matéria de segurança integrada, a ZF mostra como estruturar um interior intuitivo para os veículos e como implementar de maneira perfeita a mudança do modo automatizado para o manual. Além disso, a marca apresenta o primeiro sistema pré-colisão do mundo com airbag lateral externo – acionado antes da batida, ele aumenta em valiosos centímetros a zona de deformação no caso de impacto lateral.

Conceito EVplus

Com autonomia para cobrir 90% dos trajetos diários no modo elétrico, o conceito EVplus da ZF aponta para o futuro dos veículos híbridos plug-in.

O veículo-conceito tem como base um carro de passeio de série, que a ZF equipou com uma bateria mais potente de 35 KWh. Na aplicação real, o modelo adaptado do segmento médio transita 100 quilômetros no modo totalmente elétrico com uma única recarga de bateria – inclusive com equipamentos como ar condicionado e faróis noturnos ativados. Esse desempenho corresponde praticamente ao triplo da autonomia dos híbridos plug-in atualmente existentes no mercado.

Da revista vision

Vision Zero Vehicle

O Vision Zero – um mundo sem acidentes e emissões – só poderá ser concretizado se todos os veículos forem elétricos, autônomos e interconectados.

A caminho dessa realidade, em seu Vision Zero Vehicle com acionamento totalmente elétrico, a ZF implementa importantes etapas na transição da condução assistida para a autônoma. Inovadores sistemas de segurança possibilitam ao veículo ver, pensar e agir – mesmo que o motorista esteja distraído.

ZF Innovation Truck

Sem motorista a bordo e equipado com uma função de assistência, o ZF Innovation Truck faz manobras nos terminais de carga e descarga.

Assim que o condutor chega ao local determinado, ele pode desembarcar, ativar a função de condução autônoma e manter o tempo de descanso previsto por lei. O caminhão vai encontrar seu caminho para a posição de destino dirigindo de forma autônoma e elétrica para descarregar o contêiner com o auxílio de um programa automático. Em seguida, o ZF Innovation Truck carrega um novo contêiner sem precisar de ajuda.

O fato de o veículo conseguir se posicionar de forma autônoma em marcha à ré com precisão logo abaixo do contêiner é uma das principais vantagens do recurso de assistência: realizada manualmente, essa manobra é extremamente exigente, mesmo para os motoristas mais experientes. Controlado pelo computador central ZF ProAI, o ZF Innovation Truck sempre dá conta dessa tarefa com agilidade e precisão.

Enquanto o ZF ProAI funciona como cérebro do ZF Innovation Truck, outras tecnologias da empresa possibilitam ao veículo agir, como a direção eletro-hidráulica ativa ReAX para veículos comerciais e o sistema de transmissão automatizada TraXon Hybrid, equipado com um motor elétrico modular integrado que possibilita a condução sem emissões. Uma configuração de sensores baseada em câmeras e com suporte a laser, complementada com um sistema GPS, possibilita ao caminhão ver e se orientar.

Resultado: mais agilidade, segurança e eficiência nos processos logísticos nos terminais de carga e descarga.

Terminal Yard Tractor

Em áreas definidas, o Terminal Yard Tractor autônomo manobra sozinho os semirreboques nas docas de carga e descarga.

O conjunto de sensores faz com que o veículo fique atento ao ambiente em seu redor. O computador central ZF ProAI coordena todas as funções e movimentos longitudinais e transversais desse rebocador, de modo que ele possa manobrar sozinho o semirreboque de um caminhão até a doca para carregar e descarregar. Em seguida, ele leva o semirreboque de volta ao caminhão.

A unidade de controle do veículo está interligada aos sistemas do terminal de carga e descarga. Câmeras fixadas na doca focam a traseira do semirreboque a ser manobrado. Um computador instalado no local calcula o trajeto e, por uma rede sem fio, transmite os dados à unidade do Openmatics, o sistema de telemetria da ZF, que se encontra a bordo. O ZF ProAI montado no veículo processa as informações em tempo real e as converte em comandos para o motor, direção e freios.

ZF Innovation Van

Com sua Innovation Van que tem tração puramente elétrica, a ZF disponibiliza toda a sua competência em condução automatizada para atender aos requisitos do setor de logística.

A Innovation Van foi equipada com funções de condução automatizada do nível 4. O veículo de entrega dirige sozinho em ambientes urbanos, permanece na faixa mesmo em ruas e estradas sem as devidas marcações, reconhece semáforos e placas de trânsito e reage a situações de perigo inesperadas. Sem contar que é capaz de identificar e contornar obstáculos, como veículos parados em fila dupla. Se dois endereços são próximos, o que indica que é melhor fazer o pequeno trajeto a pé, a Innovation Van segue a pessoa como se estivesse presa em uma coleira virtual. Quando não há lugar para estacionar em frente a um local de entrega, o entregador pode mandar o veículo até a próxima parada, onde ele procura sozinho por uma vaga. A tecnologia é complementada por um algoritmo que considera as exigências do cliente final em tempo real e calcula o trajeto mais eficiente para a entrega.

ZF Innovation Tractor

Troca de implemento por controle remoto e gerenciamento perfeito da tração

Manobrabilidade leve, engate facilitado de implementos (SafeRange e Hitch Detection) e habilidade para enfrentar qualquer aclive, mesmo com uma carreta, graças à unidade de acionamento elétrico adicional (gerenciamento de tração).

Com o Innovation Tractor, a ZF incluiu uma aplicação fora de estrada em seus protótipos inovadores.

Deixa todos para trás

See – think – act

A ZF possibilita aos veículos ver, pensar e agir

As inovações da ZF possibilitam aos veículos ver, pensar e agir. Para realizar essas funções, a empresa fornece soluções inovadoras perfeitamente integradas – seu grande diferencial.