2019-04-03_SustainabilityStage2019
Empresa Sustentabilidade

Sustentabilidade da próxima geração

Por ser uma fundação, é essencial que a ZF faça uma análise ponderada dos aspectos sociais, ecológicos e econômicos. Foi assim que a empresa se tornou uma das líderes mundiais no fornecimento de autopeças, com mais de 100 anos de experiência e confiante no futuro.

Como especialistas globais em tecnologia, temos a responsabilidade pela nossa cadeia de valor completa – pelos nossos colaboradores, plantas, cadeia de fornecimento e produtos. Com amplos investimentos na área de pesquisa e desenvolvimento, a ZF promove a mobilidade sustentável no ge-ral.

Desde 2012, a ZF é membro do Pacto Global das Nações Unidas, uma inicia-tiva que incentiva as atividades corporativas inclusivas e ecológicas. Para concentrar ainda mais o foco nas nossas ações sustentáveis e adaptá-las às novas condições, em meados de 2018 realizamos uma análise minuciosa da materialidade e fizemos uma revisão do nosso programa de sustentabilidade. Reportamos nosso progresso na versão atual do relatório de sustentabilidade da ZF de 2018.

Ideias e ações pensando no futuro

Visando encontrar respostas para as questões mais prementes do ambiente e do trânsito, a ZF está trilhando os mais diferentes caminhos impulsionada pelo seu potencial de inovação. As inigualáveis competências tecnológicas da ZF podem ser expressadas pelo seu slogan “see – think – act”. Pelo princípio de integração em rede, os sensores (“ver”) estão conectados às unidades de controle (“pensar”), que emitem sinais a atuadores confiáveis instalados no sistema de acionamento, freio, direção e proteção dos ocupan-tes (“agir”). Essa interação inteligente de todos os componentes e sistemas aumenta a segurança dos veículos e é um pré-requisito para a condução autônoma.

Criamos produtos inovadores para o futuro, como o supercomputador ZF ProAI, e instalamos soluções tecnológicas em protótipos de veículos, como o carro-conceito Ride Hailing e a ZF Innovation Van, que comprovaram sua utilização sustentável nas ruas e estradas.

A linha existente de produtos da marca também favorece a sustentabilidade. Apenas para citar alguns exemplos: aumentamos a eficiência das nossas transmissões convencionais e apostamos em kits modulares que oferecem uma opção híbrida. Essas soluções reduzem o consumo de combustível e as emissões. Além disso, projetamos e estruturamos sistemas de acionamento elétrico altamente integrados para aplicação em carros de passeio, camin-hões, máquinas de construção e equipamentos agrícolas. O design leve também assegura uma maior eficiência energética em todos os segmentos de produtos que funcionam pelo princípio “power on demand” (potência sob demanda), como os sistemas de direção elétrica, que só consomem energia quando o motorista esterça. Há muitos anos, a empresa tem sido ativa no campo da remanufatura de produtos técnicos em escala industrial. Além de prolongar a vida útil dos componentes, esse processo reduz expressivamen-te a demanda de energia e recursos se comparado à produção de uma peça nova.

©ZF Friedrichshafen AG

Recrutando talentos para os desafios de amanhã

Como empregadora atrativa, a ZF é uma fonte inspiradora no mundo inteiro. E com sucesso! Considerando apenas a Alemanha, a cada ano, centenas de jovens iniciam sua formação profissional na companhia, que sempre apostou amplamente nos programas de treinamento inovadores e de futuro, sem contar os vários estudantes de diversas universidades e escolas técnicas internacionais que vão para a ZF no contexto de programas de cooperação com a empresa.

A ZF incentiva seus colaboradores a pensarem com foco nos resultados, serem pró-ativos em seu desenvolvimento profissional e continuarem ampliando suas habilidades pessoais. Por sua vez, a companhia oferece suporte com a flexibilização dos horários de trabalho, gestão ativa da saúde e remuneração competitiva.

Diversidade e igualdade de oportunidades

No cotidiano do trabalho, valorizamos a cooperação com espírito de confiança. Temos certeza que a diversidade tem impacto positivo na sociedade e na forma de as pessoas colaborarem.

Assinando a Carta da Diversidade, a ZF se comprometeu a promover a relação equilibrada de gêneros e a internacionalização do staff, bem como as amplas experiências e diferentes níveis de know-how de seus colaboradores. Para concretizar a diversidade e a igualdade de oportunidades, a companhia oferece diversos programas de mentoria e módulos de carreira.

Proteção ambiental como filosofia compartilhada

A preservação dos recursos naturais constitui a base da nossa política ambiental global. Seus principais campos de ação abrangem a proteção do clima, a criação de produtos ambientalmente sustentáveis e a melhora da pegada ecológica. Para podermos seguir essas metas de forma consistente, todas as nossas plantas obtiveram a certificação ISO 14001 de sistema de gestão ambiental. Adicionalmente, a ZF adota os mais recentes métodos e tecnologias para reduzir os impactos negativos sobre os seres humanos e a natureza. Na engenharia, a empresa aposta na seleção criteriosa de materiais e aplica análises do ciclo de vida para aprimorar os produtos com cada geração.

Responsabilidade na cadeia de fornecimento

Como a ZF fabrica produtos em 230 plantas instaladas em 40 países ao redor do mundo, o fornecimento e o transporte de componentes desempenham um papel primordial em uma cadeia de valor agregado sustentável. Visando alcançar efeitos positivos, confiamos na estratégia “local para o local”: compramos materiais e componentes onde são demandados, o que preserva o meio ambiente pela redução das vias de transporte e promove o bem-estar da economia e da sociedade da respectiva região.

Além disso, a ZF estimula seus fornecedores a tratarem com seriedade as questões dos direitos humanos e proteção ambiental. A ZF Supplier Academy é uma unidade de treinamento que oferece a seus fornecedores a oportunidade de desenvolver competências e know-how e intensificar a cooperação.

Apoio e suporte a pessoas no mundo todo

A responsabilidade social faz parte da nossa cultura corporativa. O Grupo ZF e seus colaboradores se dedicam a inúmeros projetos em nível nacional e internacional com foco nas áreas da educação, social, arte e cultura. Os proprietários da companhia – a Fundação Zeppelin e a Fundação Dr. Jürgen und Irmgard Ulderup – incentivam a ciência e a pesquisa, a arte e a cultura, projetos voltados a crianças e adolescentes, a educação e capacitação de jovens, bem como a proteção da natureza e da paisagem.

Pelas atividades voluntárias corporativas internacionais realizadas no âmbito da iniciativa “we>care” e com expressivas doações financeiras, os colaboradores que trabalham nas plantas localizadas na Alemanha demonstram grande solidariedade com a sociedade. Para distribuir os recursos angariados pelos colegas visando obter o maior benefício possível, em 2005, a empresa fundou a organização beneficente sem fins lucrativos „ZF hilft." .

Publicações atuais

Relatório anual 2018

O relatório anual contém todos os dados e fatos importantes relativos ao exercício de 2018.

Relatório de sustentabilidade 2018

O que a sustentabilidade representa para a ZF? O relatório de sustentabilidade tem a resposta dessa pergunta.

Mais informações