Compliance

Pela gestão corporativa responsável, compliance, bem como produtos e serviços de ponta, o Grupo ZF conquistou o reconhecimento e a confiança de seus clientes. Nosso comprometimento é manter esse elevado grau de estima. Compliance é um elemento essencial para assegurar o sucesso da empresa em longo prazo, proteger os colaboradores contra riscos desnecessários e, em caso de dúvida, indicar o caminho certo.

Os princípios que nos orientam

A gestão empresarial baseada na integridade e a responsabilidade social são os princípios da política corporativa da ZF. Por isso, o compliance é um elemento fundamental para assegurar o sucesso da companhia no longo prazo e forma o alicerce das nossas relações comerciais.

Agir para preservar a confiança

Compliance é o pré-requisito para uma prática justa e transparente nos negócios. O comportamento íntegro e responsável de cada um dos colaboradores fortalece o desempenho e o renome da ZF, pois somente aquele que adere às normas em todas as suas áreas de atuação poderá continuar vencendo a concorrência e conquistando cada vez mais a confiança dos clientes.

O departamento de compliance da ZF tem como meta fortalecer e promover continuamente a conscientização e compreensão dos colaboradores e parceiros de negócios para agirem com responsabilidade.

Dessa forma, o compliance motiva o sucesso econômico e social da ZF, além de oferecer segurança no trabalho diário, proteger os colaboradores e a empresa contra riscos desnecessários e, em caso de dúvida, dar o direcionamento necessário. Atender a regras faz parte natural do cotidiano na empresa, pois infrações a normas externas e internas podem causar danos financeiros expressivos.

O código de conduta define os princípios de uma postura íntegra e em conformidade com as leis vigentes, o que é válido para cada colaborador. No contexto de instruções concretas, o código de conduta é complementado e detalhado pelas normas internas da ZF. As regras contribuem para que condutas inaceitáveis sejam identificadas a tempo e evitadas. Além disso, dão orientação em situações nas quais os colaboradores ficam em dúvida de como agir.

As violações aos princípios de compliance têm consequências. Essas condutas são esclarecidas por meio de verificações criteriosas e são devidamente sancionadas.

Código de conduta

O código de conduta contém padrões claramente definidos para todos os colaboradores poderem agir com integridade conforme as regras de compliance.

  • Nós todos, como empresa e como indivíduos, temos a responsabilidade de respeitar a legislação vigente e as diretrizes internas.
  • Temos o compromisso irrestrito com os princípios da justa e livre concorrência como parte fundamental da economia de mercado.
  • Nos nossos negócios globais, não toleramos nenhuma forma de corrupção.
  • Tomamos decisões de acordo com as considerações do negócio e no interesse da empresa. Asseguramos que decisões empresariais não sejam influenciadas por interesses pessoais ou privados.
  • Responsabilidade corporativa e social é um fator fundamental da sustentabilidade do nosso sucesso empresarial.
  • No foco das nossas atividades empresariais estão a segurança no local de trabalho, a manutenção e promoção da saúde, capacidade de trabalho e satisfação dos nossos colaboradores, bem como a minimização do impacto ambiental.
  • Garantimos e protegemos o sigilo das informações, dados sensíveis e segredos comerciais.
  • Promovemos e exigimos atividades empresariais transparentes. Por isso, nossos colaboradores podem dirigir-se a nós com confidencialidade a qualquer momento.

Acesse o código de conduta aqui.

Princípios dos parceiros de negócios

Como líder global em tecnologia, a ZF se destaca pela inovação, know-how e confiabilidade. Sempre agimos com objetividade e integridade em relação aos nossos parceiros de negócios e a nós mesmos. Essa conduta responsável e processos empresariais transparente são pré-requisitos para mantermos relações de confiança com os nossos clientes, fornecedores e demais parceiros de negócios.

Juntos prevenimos riscos e preservamos a confiança

Os princípios dos parceiros de negócios constituem os fundamentos da cooperação baseada na parceria. Eles incluem os requisitos e expectativas do Grupo ZF em relação aos seus parceiros de negócios, que, ao trabalhar em colaboração com a empresa, se comprometem a seguir os princípios definidos pela ZF.

Os princípios dos parceiros de negócios estão disponíveis em diversos idiomas:

English (PDF, 3.6 MB)

German (PDF, 5.3 MB)

Chinese (PDF, 3.8 MB)

Spanish (PDF, 3.6 MB)

French (PDF, 3.6 MB)

Portuguese (PDF, 2.6 MB)

Italian (PDF, 1.6 MB)

Visão geral da organização de compliance

Compliance é um dos princípios fundamentais da cultura corporativa da ZF. O setor de compliance do Grupo ZF define as regras internas e ajuda a assegurar que sejam seguidas. Além disso, oferece aos colaboradores opções de comunicação, orientações e treinamento sobre assuntos relacionados ao compliance.

Compliance é a base que possibilita aos nossos colaboradores e parceiros de negócios agir com responsabilidade e integridade. Nosso sistema de gestão de compliance foi projetado para ajudar a reduzir os riscos de descumprimento das regras, tornando o compliance um elemento essencial do cotidiano do trabalho e incentivando os colaboradores e parceiros de negócios a identificar e evitar condutas críticas e tomar as decisões corretas. Para dar suporte ao nosso sistema, oferecemos aos nossos colaboradores e parceiros de negócios uma série de opções de contato em caso de incerteza ou para relatar questões específicas.

Chief Compliance Officer e Head of Global Compliance

Liderada por Jeffery Cooper, Head of Global Compliance, a organização de compliance da ZF está integrada no departamento jurídico da empresa. O setor jurídico é da responsabilidade do Dr. Jan Eckert, General Counsel e Chief Compliance Officer (CCO) da companhia.

©ZF

Dr. Jan Eckert, General Counsel & Chief Compliance Officer (à esq.) e Jeffery Cooper, Head of Global Compliance.

Compliance corporativo

O departamento de compliance corporativo é responsável pela implementação global do sistema de gestão de compliance no Grupo ZF, que tem como foco prevenir, detectar e reagir a situações de descumprimento das regras, além de oferecer suporte na concretização do compliance em nível mundial. Como parte do departamento jurídico da ZF, o setor de compliance corporativo recorre à rede de advogados da empresa que desempenham as funções de Compliance Officers, o que estabelece uma relação direta com os negócios diários.

Nossa rede global de compliance

Estruturamos uma organização de compliance que abrange a empresa toda para auxiliar na prevenção e identificação de riscos de compliance no Grupo ZF. Todas as áreas operacionais contam com Compliance Officers e Compliance Delegates para promover a implementação global do sistema de gestão de compliance nas unidades de negócios. Além disso, nas funções corporativas centrais, os Compliance Officers facilitam a concretização do compliance no nível da corporação. Essa rede global de profissionais assegura o foco do compliance diretamente nas operações e funções corporativas. Os Compliance Officers se reúnem regularmente para compartilhar experiências teóricas e práticas, se manter informados e para coordenação.

Reporte de violações

Seguimos a meta de atender aos requisitos de compliance em todos os nossos negócios. Como as infrações comprometem nosso sucesso financeiro e a segurança dos colaboradores, é fundamental não ignorar, e sim, relatar imediatamente possíveis atitudes ilícitas.

A melhor proteção vem de dentro da empresa

Todo colaborador pode ajudar a proteger a confiança que os nossos clientes depositam em nós. Isso significa cumprir as regras e, acima de tudo, identificar infrações, reportá-las e, em consequência, eliminar potenciais problemas.

A ZF disponibiliza vários canais para fazer denúncias: entrando em contato direto com a organização de compliance ou apresentando reporte anônimo pelo sistema ZF Trustline.

ZF Trustline: nosso sistema eletrônico de denúncias

Como funciona

ZF Trustline é o sistema eletrônico de denúncias da ZF Friedrichshafen AG, que pode ser utilizado por todos os colaboradores e parceiros de negócios para reportar violações graves às regras de compliance da empresa.

As informações são transmitidas fora da rede da ZF, podendo ser enviadas 24 horas ao dia e, caso desejado, de forma anônima. O ZF Trustline funciona como uma caixa eletrônica de correio que possibilita estabelecer uma comunicação anônima.

As vantagens

A principal diferença das demais opções de contato é que o ZF Trustline garante anonimato absoluto a quem apresenta a denúncia. A plataforma eletrônica ZF Trustline está alojada em um servidor externo, de modo que não é possível fazer um rastreamento das denúncias enviadas pela internet, fora da rede da ZF.

Informações adicionais

Código de conduta

O código de conduta ampara os princípios empresariais da ZF.

Princípios dos parceiros de negócios

Em cooperação com os nossos parceiros de negócios, prevenimos riscos e preservamos a confiança dos nossos clientes.

Contato

Compliance

ZF Friedrichshafen AG

D-88038 Friedrichshafen